Quando um ente querido falece é preciso decidir diversas questões como, por exemplo, a nota de falecimento, as flores e qual será o cemitério. No momento que for escolher o local será importante analisar os tipos de cemitérios existentes. E, então, optar pelo que mais combina com o falecido. Sendo assim, veja neste artigo, com a Funerária Santa Casa, os principais tipos de cemitérios existentes no mundo. Acompanhe!
Conheça os tipos de cemitérios!
Os cemitérios possuem um valor cultural muito grande para sociedade, pois exitem diversas histórias dentro deles. Por isso, é preciso saber um pouco de cada local na hora de optar por um espaço que o falecido vai ser homenageado e descansar. Nesse sentido, confira a seguir os principais tipos de cemitérios:
1- Cemitério parque ou jardim
Esses cemitérios têm como objetivo preservar a natureza e também simbolizar um lugar sereno onde existe paz. Ou seja, quando estamos em um jardim normalmente sentimos uma tranquilidade em estar ali, pois bem, é isso que esse tipo de cemitério quer representar. Além disso, existem alguns locais no Brasil que até possuem bosques e trilhas para os visitantes usufruírem. Nesse cemitério as sepulturas são subterrâneas e para identificar o ente querido que se foi é registrado em uma placa de metal ou aço todas as suas informações e a homenagem. Por fim, os principais cemitérios do tipo parque são: Jardim da Saudade, Sulacap – Rio de Janeiro, Morumbi- São Paulo e Bosque da Esperança – Belo Horizonte.
2- Cemitério vertical
Com o aumento da demanda por espaços para sepultamentos foi pensado uma forma de tentar otimizar os espaços dentro dos cemitérios. À vista disso, foi criado os cemitérios verticais que acomodam os espaços dos túmulos de forma empilhada como, por exemplo, um prédio. Dessa forma, O falecido é sepultado em um espaço compartilhado com outras pessoas, mas cada um tem um túmulo separado.
3- Cemitério horizontal
Esse tipo de cemitério é o mais comum e histórico pelo mundo. O corpo é sepultado de forma subterrânea e também pode-se encontrar nesses locais jazigos e túmulos expostos. Ademais, em diversos países esse tipo de cemitério atrai turistas o ano todo para visitar os túmulos de pessoas famosas como, por exemplo, o La Recoleta em Buenos Aires.
4- Cemitério ecológico
Entre os tipos de cemitérios citados anteriormente, esse não é muito comum no Brasil. Os cemitérios ecológicos têm como propósito preservar a natureza, pois eles plantam as árvores representando a vida de uma determinada pessoa que morreu. Ou seja, cada árvore simboliza uma pessoa falecida. Além disso, nesses locais é comum usar, depois da cremação, as urnas biodegradáveis. Basicamente, as cinzas são utilizadas para colocar na plantação das árvores e isso favorece a sua nutrição e crescimento.